Metodologia de pesquisa

1ª fase - PESQUISA REFERENCIAL
Ver o que existe nas universidades do Brasil - os laboratórios de desenvolvimento de pesquisa, apoio a indústria e as iniciativas sociais relacionadas à interação com a ferramenta digital. Procurar estruturas acadêmicas similares no mundo.
Produto: a partir do material coletado preparar arquivo PDF com síntese das referências que adotarei como ponto de partida para a segunda fase da pesquisa com fotos, descrição, localização e análise da relevância, qualidades e carências de cada uma em relação ao que pretendo para meu projeto.

2ª fase - PESQUISA LOCAL (ENTREVISTAS)
Em posse do material coletado e sintetizado, marcar conversas com professores e coordenador do curso de Ciência da Computação da UFBA, estudantes, professores de outras universidades soteropolitanas relacionadas para refinar o foco do projeto. Definir quais são os laboratórios e ramos de maior demanda imediata e os ramos secundários previstos para o futuro. Definir e dimensionar, através de dados cedidos pela universidade, os ambientes a serem criados e o fluxo dos laboratórios e salas do projeto.
Produtos:
a) resenhas das avaliações feitas por cada entrevistado, com informações pessoais e profissionais que possam interessar;
b) grafo de interligações com quadros de área de cada ambiente proposto + resumo de áreas.

3ª fase - PESQUISA DE CAMPO
Estudar o terreno - topografia, insolejamento, ventos, acessos e legislação. Estudar distribuição do espaços e partido formal.
Produtos:
a) maquete física da topografia e entorno (bonita para ser já usada na apresentação);
b) percurso do sol com máscara de sombra das edificações do entorno (gráfico);
c) gráfico de ventilação de Salvador + gráfico de ventilação do PD do Campus + gráfico de manchas da aplicação no terreno (verificar in loco);
d) planta de acessos entre blocos de edifício, estacionamentos, pedestre, acessibilidade visual e acessos especiais.

4ª fase - PESQUISA DE MERCADO, FINANCEIRA E DE SUSTENTABILIDADE
Sondar disponibilidade dos materiais de construção para Salvador.
Estudar as vantagens financeiras na adoção de um material em lugar de um outro.
Verificar condicionantes de sustentabilidade dos materiais escolhidos e aplicação.
Produtos:
PDF com imagens + textos + gráficos demonstrativos.

Nenhum comentário: