Infra-estrutura do DCC da UFBA

[01 Jun 2005 ]

I) laboratórios de pesquisa;

II) laboratórios de uso geral; e

III) laboratório de aula.

Existem dois laboratórios de uso geral, que são utilizados primordialmente pelos alunos de graduação do curso de Bacharelado em Ciência da Computação e comportam 45 máquinas.

Um laboratório de pesquisa composto por 10 máquinas e dois laboratórios de aula com 55 micro-computadores. Esses laboratórios possuem recursos multimídia para as exposições. Além desses recursos, cada grupo de pesquisa dispõe no total de cerca de 35 máquinas.

Cada professor dispõe de uma sala com computador dedicado. Esses computadores são em sua maioria Pentium III ou IV, rodando sistema operacional LINUX.

Existem ainda cerca de 10 postos de impressão.

Os laboratórios ocupam uma área de aproximadamente 400m2.

Os computadores do DCC são interligados à Internet através do POP-BA da Rede Nacional de Pesquisa (RNP). A nossa conexão ao POP-BA é feita através de um enlace Ethernet a 100Mbps. Este, por sua vez, está conectado ao backbone da RNP a uma velocidade de 10Mbps.

[...] As principais atividades de pesquisa do DCC concentram-se em torno dos seguintes grupos de pesquisa: LaSiD (Laboratório de Sistemas Distribuídos), (Gaudi) Grupo de Engenharia de Algoritmos, (aSide) Grupo de Engenharia de Software, (IA) Grupo de Inteligência Artificial, e (iMira) Grupo de Educação em Informática.

[...] Produção Científica
A produção científica do DCC da UFBA cobre as seguintes principais áreas de pesquisa: sistemas distribuídos, tolerância a falhas, sistemas multi-agentes, inteligência artificial, sistemas de tempo-real, robótica cooperativa, especificação formal, engenharia de software, contanto com publicações nos principais veículos nacionais e estrangeiros: periódicos e conferências internacionais patrocinadas pela IEEE, ACM e IFIP e conferências nacionais patrocinadas pela SBC (Sociedade Brasileira de Computação) e SBA (Sociedade Brasileira de Automática).

Fonte: http://twiki.im.ufba.br/bin/viewfile/IC/EstudoDeViabilidade?rev=1.1;filename=Perfil-Instituio-DCC.doc

Nenhum comentário: