A escolha do terreno

O terreno é uma espécie de alameda, limitada em sua maior dimensão pelo CPD e o Centro de Convivência, tendo em suas extremidades o estacionamento do PAF e Biologia.

É importante que o empreendimento esteja situado próximo ao circuito atual de Ciência da Computação - afinal, os maiores utilizadores e mantenedores dos equipamentos serão os estudantes e professores deste curso.

Outra questão benéfica é a proximidade à Biblioteca Central, uma vez que proponho uma midiateca integrada à esse complexo e ela estar localizada em uma área já consolidada como local de pesquisa parece bem adequado.

Esse terreno atualmente é um obstáculo visual, uma barreira de acessos e carente de segurança. Mas vejo nele um potencial enorme como agregador e distribuidor de fluxos, pois ele está no centro das conexões entre o Estacionamento - Biologia - Biblioteca - Letras - PAF III, além de estar a meio caminho entre o Instituto de Matemática e a Biblioteca Central, o que agrega a ele todo o sentido e fundamento ao que lhe proponho.

A vegetação do terreno é, em maior área, rasteira e jovem. As árvores atuais serão mantidas em seus locais - o projeto deve contemplá-las e valorizá-las. As espécies rasteiras que possuírem floração devem ser consideradas no projeto, afim de que sejam transplantadas para os canteiros e áreas verdes após a intervenção.

O terreno no Plano Diretor do Campus

Alternativa 1 - Proposta para se alocar bancos, "potencializando o uso da praça e equipamentos compartilhados".

Alternativa 2 - Livraria com xerox, um pavimento, localizada na Praça Cívica (entre CPD e Centro de Convivência).

Alternativa 3 - Laboratórios e Ampliação do CPD. "Prédio com 3 pavimentos e 5.280m², sendo o pavimento térreo com salas de laboratório para atender ao curso de Biologia e os outros dois pavimentos funcionam como ampliação do CPD. O prédio tem ligação direta com o CPD e com o PAF I através da ampliação do pavilhão de aulas*."

* Pavilhão de Aulas - sobre o estacionamento entre CPD, PAF I e Bio - Ampliação do PAF I. "Pavilhão de aulas com 3 pavimentos e 4.072 m², sendo o térreo livre funcionando como um corredor de serviços e comércio (conservando a idéia do existente no PAF I) e os outros dois pavimentos são compostos por salas de aulas atendendo a ampliação do PAF I."]

Nenhum comentário: