O que é o DCC da UFBA?

O DCC é o Departamento de Ciência da Computação da UFBA!

"O Departamento de Ciência da Computação (DCC), antigo Departamento de Processamento de Dados, está sediado no Instituto de Matemática (IM) da UFBA e foi institucionalizado pelo Decreto n. 62.241 de 8 de fevereiro de 1968. O DCC foi uma das primeiras instituições de ensino a oferecer um curso de graduação na área de Computação no país, inicialmente denominado Bacharelado em Processamento de Dados e atualmente Bacharelado em Ciência da Computação."


[...]

"O DCC tem sob sua responsabilidade atividades de ensino na graduação e pós-graduação, pesquisa e extensão.

No que se refere a Ensino na graduação, o DCC atende, em média, a uma demanda de 1.500 vagas em disciplinas de graduação por semestre, distribuídas em cerca de 45 turmas, sendo que seu principal cliente é o curso de Ciência da Computação, com uma média de 28 turmas por semestre. Além disso, as disciplinas MAT045 - Processamento de Dados e MAT174 -Cálculo Numérico são oferecidas como disciplinas obrigatórias a quase todos os cursos da Área I e a disciplina MAT115 - Introdução ao Processamento de Dados é oferecida como disciplina optativa a quase todos os cursos das Áreas II, III, IV e V.

O Departamento oferece dois curso de Pós-graduação: a Especialização Avançada em Sistemas Distribuídos, através do LaSiD - Laboratório de Sistemas Distribuídos e o Mestrado acadêmico em Mecatrônica, em parceria com o Departamento de Engenharia Mecânica da UFBA.

O DCC atua no setor de Extensão através do oferecimento de cursos para a comunidade, realização de eventos acadêmicos e participação no SOFTEX-2000 (através do projeto Gênesis).

As atividades de Pesquisa vinculadas ao DCC tem incluído projetos nas áreas de Sistemas Distribuídos, Linguagens de Programação, Engenharia de Software, Lógica e Teoria, Visualização Computacional, Sistemas Hipermídia e Matemática Aplicada, procurando integrar às pesquisas individuais projetos de Iniciação Científica."

http://twiki.dcc.ufba.br/bin/view/DCC/SobreDcc

Nenhum comentário: