Conceito?

Integração com o campus - gente, árvores, passarela de acessibilidade, edificações.

Os prédios buscam harmonia, neutralidade e integração visual com a terra, a vegetação e os prédios vizinhos. Eles se desenvolvem de maneira a valorizar as árvores existentes no terreno e os volumes são dispostos a fim de proteger o volume seguinte do sol de noroeste.

No percurso da passarela, da rua para o interior do campus-terreno, os prédios são dispostos numa escala de envolvimento com a vida acadêmica. O Núcleo de Extensão é o elemento de conexão direto com a cidade. Se mostrando à rua, ele é uma porta de entrada para a cultura universitária e a possibilidade da convivência inicial com ambiente acadêmico. A entrada para este prédio se dá pela passarela, mas essa passarela não acaba ai, ela continua adentrando no campus, levando ao Prédio de Aulas (graduação), ao Prédio de Pesquisa (pós-graduação, pesquisa, ensino), e esse caminho está aberto a qualquer pessoa que queira seguir adiante.

No pavimento térreo os prédios permitem que se transite por dentro dele nos dois eixos. No eixo da passarela de acessibilidade os prédios protegem os pedestres, criando sombras e áreas de convivência; no eixo CPD - Biblioteca Central há um corredor de serviços com xerox, livraria, conveniências de informática, cantina. Esses espaços beneficiarão não somente computação, mas a comunidade do campus, propondo uma maior integração e interação de Computação com a UFBA e da UFBA com a cidade.

Os revestimentos e elementos das fachadas remetem a materiais e técnicas primordiais - argila (tijolinho, cerâmica), ferro (nos gradis feitos pela mão do homem), pedra, madeira; em contraste com os elementos da ferramenta que mais será utilizada dentro daqueles espaços - o computador, composto de silício, plástico, cristal líquido, fenolite, materiais com alto consumo energético e que já se apresentam totalmente distanciados de suas matérias primas. Esse contraponto, além de criar uma paralelo entre a realidade (representada pelos materiais da terra) e a virtualidade (pelos materiais pouco palpáveis do computador, que em geral se desconhece a origem), também aparece como a possibilidade de reintegração e convivência entre duas vertentes do futuro.

Nenhum comentário: