Programa e Dimensionamento

4 comentários:

Chris disse...

Denise,
Os desenhos estão lindos. Seguem comentários sobre o espaço interno.
O prédio deve se tornar uma unidade -- então, precisamos de espaço para Direção, Secretaria da Direção e sala de reuniões (congregação). Talvez os departamentos sejam abolidos -- talvez não (pensar sobre isso). É bom que os colegiados fiquem perto de seus alunos. Podemos hospedar mais de um curso de gradução -- como acomodar? Talvez o colegiado de grad ficasse melhor no 1o pav. e secretaria também. Deixa o térreo para a "zoeira".
Não vi espaço para gerência da rede -- técnicos e graco - serviço de atendimento aos usuários.
Como falei, acho melhor a Bib subir e o auditório descer.
Não entendi direito a parte à esq. do 2. pav.
chris

Chris disse...

Quanto a Extensão não tenho muito a contribuir. Lembrar que cursos de especialização também são "extensão"
e duram até 1 ano. Talvez uma sala para acomodar os alunos e professores de fora.

Quanto à pesquisa, esqueci de perguntar:
- teremos um cozinha com café? ;-)
- sala para professor visitante?
- como será o 3o. pav?

Denise Vaz disse...

Profa. Christina, muito obrigada!

Respostas para sua primeira mensagem:

+ Direção e secretaria de direção - vou alocar isso já!
+ Departamentos - considerando a existência deles, quantos são e o que as salas devem conter?
+ Vou descolar o colegiado para ficar junto da Coordenação, no 1º pavimento, certo? Os sanitários ficaram mais compactos do que estava prevendo no croqui e ganhamos uns três metros e meio naquela parede.
+ Mais de um curso de graduação... Quais espaços seriam necessários para abrir essa possibilidade?
+ A sala do Graco pode ficar no 2º pavimento, junto com a pós? Para quantas pessoas?
+ A sala de atendimento aos usuários é a própria sala do Graco ou é outra sala?
+ O que acha de o auditório ser um outro bloco? Se a intenção é que ele possa ser emprestado para eventos diversos, talvez seja o caso de fazer um auditório maior próximo ao prédio do curso, mas externo a ele. O que pensa disso?
+ É necessário que a biblioteca suba? Pensei em compensar a área do ex-auditório no 2º pavimento incluindo os ambientes novos que entraram para o programa, neste andar. Eu acho que sendo a biblioteca um local de encontro, como o que acontecia ai na entrada do Instituto de Matemática (IM), ela deve estar mais "na passagem". Mas me diga se discordar.
+ A parte à esquerda do 2º pav. são os gabinetes para professores, que desenhei uma divisão inicial apenas para representar. A idéia é que sejam usadas divisórias ao invés de paredes permanentes, para que se possa subdividir de acordo com as necessidades de cada época, podendo chegar a 20 gabinetes individuais. Seria suficiente?

Denise Vaz disse...

Respostas para a segunda mensagem:


+ A sala para acomodar alunos e professores de fora, como a imagina? Uma sala apenas, para quantas pessoas, contendo o que?
+ Vocês têm uma cozinha com café! ;) No 3º pavimento (que está rabiscado na mesma página do 2º) tem uma copa grandinha ao lado do elevador e também uma varanda com banco e jardineira pertinho, um lugar pra respirar.
+ A sala para professor visitante é tipo um gabinete ou maior? Deve ficar junto com pós no 2º pavimento ou com pesquisa no no 3º?