UFBA - NUMCAD - Núcleo de Computação de Alto Desempenho

Súmula de Reunião [28 de março de 2007]

"6. NUMCAD - Núcleo de Computação de Alto Desempenho

A UFBA terá núcleo de alto desempenho em computação. A implantação de um Núcleo Multidisciplinar de Computação de Alto Desempenho na UFBA (NUMCAD) motivou, na última sexta-feira (23), reunião entre o reitor Naomar de Almeida Filho, representantes do Centro de Processamento de Dados (CPD-UFBA), pesquisadores do Instituto de Física e do Departamento de Ciência da Computação. O termo Computação de Alto Desempenho tem sido amplamente utilizado para caracterizar o uso de recursos computacionais com ordem de grandeza superior aos recursos normalmente disponíveis, como desktops ou estações de trabalho. Esta definição engloba não apenas computadores, mas também a tecnologia de rede, os algoritmos e os ambientes necessários para permitir a utilização destes sistemas, que podem variar desde clusters de computadores pessoais (PC) a grandes supercomputadores vetoriais.

Para viabilizar o projeto, serão tomadas algumas medidas iniciais. O CPD ficará responsável pela gestão do projeto; vai ser criada lista de discussão para identificar pesquisadores e projetos na UFBA que demandem computação de alto desempenho; identificar recursos computacionais em uso e novos recursos necessários e levantar propostas para a criação de um Núcleo Multidisciplinar de Computação de Alto Desempenho na UFBA. Os interessados em participar desse projeto devem encaminhar mensagem para o e-mail numcad-l@listas.ufba.br, informando nome, telefone, e-mail, unidade /setor e o motivo de seu interesse em participar da iniciativa.

O analista de suporte Salvador será alocado para esta atividade.

O CPD não pode ser apenas um órgão operacional, precisamos também ter a visão estratégica. Esta consideração ouvimos desde a época da Profa. Dora e continuamos ouvindo."

Nenhum comentário: